Informações do Evento

 

Categoria: Religioso

Onde: Belém, PA

Quando: 09/10/2010

Fonte : redentornet.blogspot.com

Sobre o Evento

O Círio de Nazaré é uma grande e tradicional manifestação religiosa católica, sendo celebrada desde 1793, no 2°domingo de outubro, quando cerca de dois milhões de romeiros fazem uma caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado. Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de todos os cantos do país e do exterior, que seguram uma corda de vários quilômetros. Todo o trajeto é enfeitado pela população, que decora ruas e casas e segue descalça se aglomerando para segurar a corda, símbolo de ligação com a santa.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias. O almoço de domingo é considerado o ponto alto da festa, com uma grande variedade de comidas típicas da região, diversos shows de músicos famosos e conjuntos de rock para a juventude, assim como o tradicional parque de diversões e jogos eletrônicos. Outro atrativo do evento é a iluminação da Basílica, à noite. Mais de quatro mil lâmpadas contornam a fachada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, enchendo de luz e alegria o arraial que é construído em torno daigreja. O Círio é considerado o Natal dos paraenses pela sua grandiosidade e manifestação de fé católica.

Dicas / Curiosidades

Conta a lenda que a imagem voltava ao local onde foi encontrada sempre que era retirada de lá pelo homem que a queria proteger e venerar. Esta situação se repetiu inúmeras vezes até que foi conduzida para o Palácio do Governo. No local onde foi encontrada, construiu-se uma pequena capela.

Publico Estimado

1.000.000 pessoas

Galeria de fotos deste evento:

Fonte : blog.consultoriadomestica.com.br
A romaria durante a festa - Fonte : espacoabertopebas.blogspot.com

A Cidade

Belém
Metropolitana de Belém
Pará
BR-136 (Nordeste), a BR-010 ( Belém-Brasília, 1995 Km ) e a PA-150 (Alça Viária ). De Manaus, 1448 Km,e de Fortaleza 1606 Km.
Belém, capital do estado do Pará, é conhecida como "Metrópole da Amazônia”, sede da segunda maior região metropolitana da Amazônia. Seus atrativos turísticos: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Complexo Feliz Lusitânia (faz parte do Centro Histórico revitalizado), Forte do Presépio, Museu de Arte Sacra do Pará, Bioparque Amazônia (crocodilo safári), Mercado de Ferro, Bondinho de Belém, Estação das Docas (complexo de arte, lazer e gastronomia), Estádio Olímpico do Pará, Hangar (Centro de Convenções e Feiras da Amazônia), Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, Teatro da Paz, entre outros.
Belém é considerada a maior cidade situada na linha do Equador. Também é chamada de "Cidade das Mangueiras" porque lá existem muitas dessas árvores; e "Cidade Morena" por causa da forte miscigenação entre portugueses e índios.
Equatorial
1.437.600 hab.
10 m
12 de janeiro

Localização

 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página