Informações do Evento

 

Categoria: Literatura

Onde: Bento Gonçalves, RS

Quando: 03/10/2011 - 08/10/2011

Sobre o Evento

A cidade conhecida como Capital Brasileira da Uva e do Vinho vira também capital da poesia durante o Congresso Brasileiro de Poesia que reúne poetas de diversos estados do Brasil e do exterior. Um dos principais projetos desenvolvidos no evento é o “Poesia na escola”, que se traduz na publicação das coleções “poesia do brasil” e “poeta, mostra a tua cara”.
Em 2011 acontece o XIX Congresso Brasileiro de Poesia que tem como tema “A Poesia Vivida”, e faz uma homenagem ao poeta mineiro Affonso Romano de Sant’Anna. Poetas de alguns países latino-americanos e cerca de cem poetas brasileiros confirmaram presença no congresso que apresenta uma programação bem diversificada. Há performances, recitais, palestras nas escolas, apresentações teatrais, rodas de poesia e debates. A poesia em todos os seus aspectos é o foco do evento que valoriza e incentiva a produção literária voltada para o gênero poesia. 
Dentre os principais projetos que normalmente fazem parte da programação oficial do evento, destacam-se o “Poesia na vidraça” (que começa já dia 27/9) onde as vitrines das lojas do  centro servem para exposição de poemas.

O evento prioriza criar o hábito da leitura desde a infância, para isso, as escolas do município participam ativamente do evento, seja "emprestando" seus espaços, seja levando seus alunos até os locais de evento.

 
Conheça outros eventos no Guia Cuca!
O Guia Cuca é uma agenda de Eventos Culturais de todo o Brasil divididos em diversas categorias. Você encontra Carnavais, Festivais, Encontros, Mostras, Circuitos, Festas Juninas, Romarias, Vaquejadas, Congadas e todos os tipos de eventos realizados pelo Brasil afora. Seja bem vindo ao Guia Cuca!

 

Local

Vários

Programação do Evento

“Poesia na vidraça” (começa já no dia 27/9) – as vitrines das lojas do centro da cidade viram local de exposição de poemas
“Poesia numa hora dessas?” - poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas
“Uma idéia tece a outra” - “empréstimo” de um poeta a uma turma de alunos.
“Rodas de poesia” -  tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.
 
 
3/10
17h - Abertura do evento com recital do poeta homenageado e performance do grupo carioca “Simplesmente Poesia”, que contará um pouco da vida de Affonso Romano de Sant’Anna.
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal
 
- Palestra “A descida de Sant’Anna aos infernos da modernidade”, com o escritor Rodney Caetano / mediador o poeta carioca Eduardo Tornaghi
Local: anfiteatro Ivo Da Rold, na Fundação Casa das Artes
 
- Abordagem do tema do Congresso, “A Poesia Vivida”, com o homenageado Affonso Romano de Sant’Anna / mediadores, os mineiros Ronaldo Werneck e Márcio Borges.
 
- Espetáculo “Affonso Romano, retrato de um poeta” com o Grupo carioca “Poesia Simplesmente”
 
 
4 a 7/10
- Atividade nas escolas do município e no espaço cultural da Fundação Casa das Artes
- Apresentação de recitais em entidades como o Lar do Ancião, Presídio Municipal,  Centro de Atendimento Psico-Social.
 
 
7/10
Márcio Borges, escritor e letrista, parceiro de Milton Nascimento, fala sobre a trajetória e importância do Clube da Esquina na historia da MPB / debatedores: Affonso Romano de Sant’Anna e Ronaldo Werneck.
 
Colmar Duarte, poeta e criador da Califórnia da Canção Nativa, fala sobre a poesia gaúcha / debatedor: Omair Trindade.
 
No decorrer da semana, estão previstas sessões de autógrafos com vários escritores, são eles:
- Affonso Romano de Sant’Anna (“Ler o Mundo” e “Sísifo desce a montanha”) e Marina Colasanti (“Passageira em Trânsito”), na Livraria Paparazzi
- Airton Ortiz (“Havana”) e Ronaldo Werneck (“Há Controvérsias 2”), na Livraria do Maneco
- Márcio Borges (“Os Sonhos Não Envelhecem”)na Livraria Aquarela.
 
Lançamento dos volumes 13 e 14 da “Antologia Poesia do Brasil” e do volume 8 de “Poeta, Mostra a tua Cara”, publicações oficiais do evento.

A Cidade

Bento Gonçalves
Nordeste Rio-grandense
Rio Grande do Sul
Distante 109 km da capital gaúcha. De Porto Alegre, acesso pela BR-116 (até São Leopoldo), RS-122 (até São Sebastião do Caí), RS-446 (até Garibaldi) e depois RS-470
Os vinhedos fazem parte da história dessa bela cidade e o turismo está fortemente ligado ao cultivo do vinho. Os principais pontos turísticos são: Pipa-pórtico (Moumento que representa uma pipa de vinho), Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, o trem Maria-Fumaça, Ponte Ernesto Dornelles, Museu Histórico Casa do Imigrante, Via del Vino, Rota Vinhos da Montanha e o Centro de Tradição Gaúcha.
Subtropical
106.999 hab.
691 m
11 de outubro

Localização

Serviços

Anuncie Aqui
Este espaço é dedicado ao seu Negócio! Aqui você pode apresentar seus serviços e produtos, sua localização e contatos físicos e eletrônicos. Aproveite o Guia Cuca para enviar o seu recado!
Guia Cuca - Rio de Janeiro 21 25559415
 

Eventos Relacionados

 
 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página