Informações do Evento

 

Categoria: Religioso

Onde: Cachoeira, BA

Quando: 13/08/2010 - 17/08/2010

jornaloguarany.blogspot.com

Sobre o Evento

Uma das mais importantes e tradicionais manifestações culturais, a festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece há mais de 100 anos. Em 25 de junho de 2010 se tornou oficialmente Patrimônio Imaterial da Bahia e é considerada a festa mais negra, sincrética e com maior representação feminina no Estado. Uma perfeita mistura entre os cultos católicos e a cultura e crença africanas. Essa manifestação recebe milhares de visitantes que acompanham os rituais, danças e experimentam a culinária típica. Sua origem está na criação da Irmandade de mesmo nome que nasceu com o propósito de alforriar os escravos.
Sua programação conta com um cortejo que anuncia a morte de Maria, as missas em favor das irmãs falecidas, sentinela e ceia branca (pão, peixes e vinho), missa simbólica de corpo presente, cozido e caruru ao som de um bom samba-de-roda e a procissão de enterro da Nossa Senhora da Boa Morte. As roupas das integrantes da irmandade são um espetáculo à parte. É uma bela oportunidade de estar em contato com uma tradição centenária que ajuda a contar a história política e cultural desse país.

Programação do Evento

Sexta-feira (13) – A partir das 18h Sábado (14) – A partir das 19h Domingo (15) – A partir das 9h Segunda-feira (16) Terça-feira (17) – A partir das 20h

Galeria de fotos deste evento:

Festa em 2010 / viverascidades.blogspot.com

A Cidade

Cachoeira
Mesorregião Metropolitana de Salvador
Bahia
Fica a 110km de Salvador. Acesso pelas BR - 324 e BR - 420.
A cidade tem características para o ecoturismo e turismo histórico. Em seu território encontra-se parte da Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil com 830Km2. A cidade abrange duas áreas de proteção ambiental e reservas florestais. Cachoeira tem várias casas que são construções antigas, dos séculos XVI, XVII e XVIII. Muitas podem ser encontradas na rua Benjamim Constant, rua Ana Néri e Praça da Aclamação. Os principais atrativos turísticos da cidade são: Rio Paraguaçu, Vila de Belém de Cachoeira (distrito a 7 km do centro de Cachoeira), Capela Nossa Senhora da Penha, Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, Imperial Ponte Dom Pedro II e Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo
Por causa da grande quantidade de águas e a largura do rio Paraguaçu nesta região, os índios deram o nome de Cachoeira que significa "mar grande". A cidade foi tombada pelo IPHAN, em 1971, por possuir um dos maiores acervos arquitetônicos de Arte Barroca do Brasil.
Tropical úmido a seco sub-úmido
33.782 hab.
50 m
13 de março

Localização

 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página