Informações do Evento

 

Categoria: Folclore

Onde: Amarantina, MG

Localidade: Distrito de Ouro Preto

Quando: 13/09/2013 - 16/09/2013

Foto:Sergio Sanches - omundodosinconfidentes.com.br

Sobre o Evento

A Festa de São Gonçalo e Cavalhadas é uma festa folclórica que revive a história da luta entre o exército cristão (do imperador Carlos Magno) e o exército mouro (comandado pelo almirante Balão), na Idade Média.  De origem portuguesa, a festa que acontece no distrito de Amarantina, que pertence à histórica Ouro Preto, integra o calendário turístico da Estrada Real.

Quase toda a comunidade do distrito se mobiliza para as cavalhadas. É uma grande encenação com trajes militares, com espadas, lanças, cavalos, etc. De um lado os uniformes azuis simbolizam os cristãos e do outro lado os uniformes vermelhos, representam os mouros. Destaque para a cena da morte do soldado Espinger que, por ser um “espião” e traidor, é caracterizado por um palhaço.

A comemoração começa com a novena em louvor a São Gonçalo (padroeiro do distrito ouro-pretano) e a procissão que conduz à imagem do santo até o Parque das Cavalhadas. Há ainda a Cavalhada Mirim, a Cavalhada dos Adultos e os shows musicais.

A festa recebeu em 2011 o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto, assim como a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Santo Antônio do Salto. 

 

O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento.Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e Curiosidades! A gente compartilha, você curte! Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!

Local

Amarantina, Distrito de Ouro Preto

Programação do Evento

13/09 - sexta-feira

19h – Celebração Eucarística
Local: Matriz
Procissão com a entronização da Imagem de São Gonçalo e abertura da Festa das Cavalhadas
Local: Campo das Cavalhadas

20h30 – Apresentação das tradicionais Cavalhadas
Local: Campo das Cavalhadas

23h – Show com a Banda Anjos
Local: Campo das Cavalhadas

 

14/09  - sábado

15h – Apresentação do Espetáculo das Cavalhadas Mirins
Local: Campo das Cavalhadas

19h – Procissão da bandeira de São Gonçalo e Santa Missa
Local: Rua em direção a Matriz

22h – Show com Conexsom Brasil e Banda Deliciar
Local: Campo das Cavalhadas

 

15/09  - domingo

8h30 – Celebração eucarística com as crianças
Local: Matriz

10h – Missa festiva em honra e louvor a São Gonçalo
Procissão
Local: Matriz

12h – Confraternização e recreação
Local: Campo das Cavalhadas

15h – Espetáculo das Cavalhadas de Amarantina
Local: Campo das Cavalhadas

20h – Show com a Banda Nova Geração e Banda Popular
Local: Campo das Cavalhadas

 

16/09  - segunda-feira

9h – Missa
Local: Matriz

Procissão com as imagens de São Cristóvão e São Gonçalo em direção ao campo. Em seguida, benção dos carros e motoristas
Local: Campo das Cavalhadas

12h – Confraternização, recreação e show com a Banda Anjo
Local: Campo das Cavalhadas

15h – Leilões
Local: Campo das Cavalhadas

20h – Leo Souza e Banda
Local: Campo das Cavalhadas

Galeria de fotos deste evento:

Foto: jornalvozativa.com
Foto: turismoeculturaouropreto.blogspot.com

A Cidade

Amarantina
Distrito de Ouro Preto
Minas Gerais
Localizado na rodovia dos Inconfidentes, entre a sede do município (23 km) e Belo Horizonte (67 km). Fica a 30,2 km da sede de Ouro Preto (39 minutos) pela BR-356 e 72,1 km (1 hora e 18 minutos) pelas BR-040 e BR-356
O fato de ser um distrito pertencente à bela e histórica cidade de Ouro Preto (Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade) já faz do lugar também uma tração turística. No entanto o atrativo que chama mais atenção em Amarantina é muito peculiar: trata-se do Museu das Reduções, único exemplar no mundo, onde o público encontra réplicas em miniatura de grandes construções históricas do Brasil. Os detalhes impressionam pela fidelidade e medidas proporcionais em relação às construções originais. O museu foi fundado por 4 irmãos (Ênnio, Sylvia, Décio e Evangelina Vilhena) que com suas incríveis habilidades manuais, pretendem ajudar a preservar a memória arquitetônica brasileira. Outro atrativo é a Casa de Pedra, um patrimônio edificado no distrito e tombado pelo IPHAN e é caracterizada como casa setecentista ou bandeirista. Acredita-se que o monumento foi erigido por bandeirantes que chegaram ali entre os séculos XVII e XVIII. Outra atração cultural é a Festa de São Gonçalo e Cavalhadas, festa de origem portuguesa realizada sempre em setembro em homenagem ao padroeiro da localidade. A festa tem encenação que reconstitui a luta entre mouros e cristãos na Idade Média.
O povoado original de Amarantina surgiu após a crise de fome que castigou a população de Vila Rica (Ouro Preto) por volta do ano de 1700. O distrito tem esse nome por parecer com a região de Amarante em Portugal, o que levou os viajantes lusitanos a chamar inicialmente a região de São Gonçalo do Amarante, transformando-se depois em Amarantina.
Tropical de altitude
2.940 hab.
950 m

Localização

Serviços

Anuncie Aqui
Este espaço é dedicado ao seu Negócio! Aqui você pode apresentar seus serviços e produtos, sua localização e contatos físicos e eletrônicos. Aproveite o Guia Cuca para enviar o seu recado!
Guia Cuca - Rio de Janeiro 21 25559415
 

Eventos Relacionados

 
 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página