Informações do Evento

 

Categoria: Religioso

Onde: Alcântara, MA

Quando: 12/05/2010 - 24/05/2010

Foto de Maurício Alexandre / fonte: mauriciophotographie.blogspot

Sobre o Evento

Remete aos tempos áureos do Brasil Colonial, com cortejos, canto, dança e culinária. É uma das manifestações folclóricas mais ricas do Maranhão e está associada a santos católicos e casas de culto afro-maranhenses. Missas solenes, ladainhas, procissões, alvoradas, levantamento de mastro e passeatas fazem parte da programação do evento que gira em torno de crianças vestidas em trajes nobres, tratadas com regalias durante toda a comemoração. Ocorrem ainda, refeições fartas e distribuição de esmolas.

Galeria de fotos deste evento:

Foto de Maurício Alexandre / fonte: mauriciophotographie.blogspot

A Cidade

Alcântara
Norte Maranhense
Maranhão
A melhor maneira de chegar à cidade é pelo mar; vindo de São Luís, são apenas 22 Km, pela BR-222.
Alcântara é conhecida como "a cidade que parou no tempo" por causa de suas inúmeras construções coloniais. São mais de 300 construções, muitas em ruínas, como a Matriz de São Matias. Outros atrativos interessantes são: Ladeira do Jacaré (calçada em pedras coloniais), Ilha do Livramento, Praça da Matriz e Igreja do Carmo. Próximo à cidade, encontra-se a Ilha do Cajual, sítio arqueológico importantíssimo. Ali, a presença de fósseis de espécies africanas ajudam a comprovar que a África e a América do Sul já foram uma só massa continental. Os doces típicos vendidos em quase todas as ruas e ladeiras da cidade, também são uma boa pedida.
A melhor maneira de circular por Alcântara é a pé, mas você deve usar sapatos confortáveis já que todas as ruas e ladeiras são calçadas em pedras coloniais. Próximo à cidade está o Centro de lançamento de Alcântara, da Missão espacial brasileira, o único do tipo em toda a América Latina, uma das principais bases de lançamento espacial do mundo por estar próxima da linha do equador.
22.020 hab.
32 m
22 de dezembro

Localização

 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página