Informações do Evento

 

Categoria: Folclore

Onde: Parintins, AM

Quando: 28/06/2013 - 30/06/2013

Bois "Caprichoso" e "Garantido" - Foto: brasilturista.com.br

Sobre o Evento

A maior manifestação cultural da Amazônia que acontece todo ano, no último fim de semana de junho, equivale em importância às Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Apresenta os grupos Caprichoso e Garantido num grande espetáculo de artes cênicas, em verdadeiros carros alegóricos, com movimentos, luzes, efeitos especiais, bonecos gigantes, rituais tribais e histórias cantadas onde convivem folclore, mitos e lendas, heróis e vilões. 
É celebrada na arena do Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como “Bumbódromo”, cujo formato lembra uma cabeça de boi estilizada. O local tem capacidade para mais de 35 mil pessoas. Os dois grandes grupos tem três horas para se apresentar, cada um. Depois das exibições todos se espalham pelas praças da cidade para comer, beber e dançar.
As atividades são variadas e acontecem simultaneamente: procissões, danças folclóricas, shows e animadas coreografias. O ritual baseia-se em lendas locais e representa a história do homem amazônico, onde o imaginário popular se mistura aos rituais indígenas e aos animais da floresta. A realização do festival, que existe desde 1965, faz com que a cidade se divida em duas grandes torcidas, com cerca de 4 mil participantes cada uma, que se vestem de azul ou de vermelho.
Em 2013 acontece a 48 edição do famoso evento.
Quer saber mais sobre o evento? Confira as edições anteriores clicando abaixo.
 
Edição 2012
Edição 2011
Edição 2010
 
 
O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento. Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e Curiosidades! A gente compartilha, você curte!
Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!

Local

Bumbódromo

Como Chegar

Entre a Avenida das Nações e a Rua Paraíba

Programação do Evento

Em breve!

Dicas / Curiosidades

Os integrantes de cada boi contam a história de Pai Francisco e Mãe Catarina que, segundo a lenda, teve desejo de comer língua de boi durante a gravidez. O melhor boi da fazenda onde ele trabalhava é morto para satisfazer o pedido da mulher e Pai Francisco só não vai preso porque o boi sobreviveu após os rituais de um pajé. Tudo termina com uma festa que celebra a vida do Boi.

Ingresso

Esgotados!

 

Faixa Etária

Todas

Galeria de fotos deste evento:

Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br
Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br
Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br
Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br
Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br
Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br
Foto: Carol Gherardi/Band - band.uol.com.br

A Cidade

Parintins
Centro amazonense
Amazonas
Parintins é uma ilha, fica afastada de Manaus mais de 400 Km, e por só possuir acesso fluvial e aéreo, o transporte na ilha é feito pelos triciclos conhecidos como “bicitáxi”.
Artesanato indígena, culinária local, banhos de água doce no rio Uiacurapá e no lago Macurany.
Equatorial
107.250 hab.
100 m
15 de outubro

Localização

Serviços

Anuncie Aqui
Este espaço é dedicado ao seu Negócio! Aqui você pode apresentar seus serviços e produtos, sua localização e contatos físicos e eletrônicos. Aproveite o Guia Cuca para enviar o seu recado!
Guia Cuca - Rio de Janeiro 21 25559415
 

Eventos Relacionados

 
 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página