Informações do Evento

 

Categoria: Folclore

Onde: Bragança, PA

Quando: 25/12/2012 - 06/01/2013

Foto: Tarso Sarraf - noticias.r7.com

Sobre o Evento

A Marujada de Bragança – iniciada em 1798 -  compreende um auto dramatizado, com canto e dança. Acredita-se que a sua origem está na criação da Irmandade de São Benedito. Quando os senhores brancos deixaram os escravos fundarem a Irmandade, aconteceu a primeira festa em louvor do santo e para agradecer a seus benfeitores o pedido atendido, os negros saíram a dançar de casa em casa.

Hoje, essa manifestação é composta principalmente de mulheres, que comandam a direção e a organização. Os homens participam como tocadores ou apenas acompanhantes e não há número limitado de marujas, e nem papéis a desempenhar. Caracterizada pela dança retumbão, a Marujada de Bragança se constitui em uma importante manifestação folclórica.

As apresentações acontecem no período de 25 de dezembro ao dia 6 de janeiro. No dia 25,  as mulheres dançam com saias azuis e os homens com camisas da mesma cor. Já no dia 26, quando São Benedito é festejado, as mulheres usam as saias vermelhas, e os homens, a roupa branca. Além de Bragança,  a manifestação se espalhou para outros municípios vizinhos como Quatipuru, Augusto Correa, Primavera e Tracuateua.

 

Edição 2011

 

 

O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento. Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e curiosidades!

A gente compartilha, você curte! Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!

Programação do Evento

Ainda não divulgada!

Galeria de fotos deste evento:

Foto: expedicaocostadobrasil.blogspot.com.br
Foto: Tarso Sarraf -  orgulho.diarioonline.com.br
Foto: dj-junior-fazendo-a-batida-perfeita.wallinside.com
Foto: baladasfest.com
Foto: profdariobenedito.blogspot.com.br

A Cidade

Bragança
Nordeste Paraense
Pará
Fica a 211 km (3 horas 5 minutos) pela BR-316
Bragança possui belas praias, ilhas, igarapés, rios, manguezais, monumentos históricos e rica cultura. Dentre os atrativos naturais, pode-se destacar: os Campos Naturais (30 minutos do centro da cidade), Praia do Grilo, Praia do Boiçucanga (com um farol e uma vila de pescadores), Praia Chavascal (acesso por barco ou atravessando o canal a pé durante a maré baixa), Praia da Vila, Ilha do Canela (santuário ecológico com o maior ninhal de guarás do mundo). Dentre os atrativos históricos e culturais destacam-se: a Catedral Nossa Senhora do Rosário (erguida em 1854 pelos escravos), Palácio Episcopal da Catedral N. Srª do Rosário, Igreja de São Benedito (construída pelos jesuítas), Instituto de Santa Terezinha, Forte do Caeté, Palacete Augusto Corrêa, Residência dos Prefeitos (Casa das 13 Janelas), Mercado Carne, Coreto Pavilhão Sen. Antônio Lemos, Casa da Cultura e Residência dos Medeiros.
Quente-úmido
113.165 hab.
19 m
8 de julho

Localização

Serviços

Anuncie Aqui
Este espaço é dedicado ao seu Negócio! Aqui você pode apresentar seus serviços e produtos, sua localização e contatos físicos e eletrônicos. Aproveite o Guia Cuca para enviar o seu recado!
Guia Cuca - Rio de Janeiro 21 25559415
 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página