Informações do Evento

 

Categoria: Religioso

Onde: Ouro Preto, MG

Quando: 29/05/2011

A suntuosa Matriz do Pilar, palco do Triunfo Eucarístico / cidadeshistoricasdeminas.com.br

Sobre o Evento

A festividade e procissão do Triunfo Eucarístico é a reconstituição de uma grande festa ocorrida há quase três séculos atrás. É uma verdadeira volta às origens, ao passado da cidade que é patrimônio da humanidade: Ouro Preto.
A festa que envolveu a transladação do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário dos Pretos até a Igreja do Pilar ocorreu em 1733, quando o local ainda era a “Vila Rica de Ouro Preto”, nos tempos do Brasil colônia. O suntuoso cortejo, hoje reavivado, reúne elementos sagrados e profanos, onde religiosidade e arte se misturam.
A Procissão ficou conhecida como uma das maiores festas barrocas do período colonial brasileiro e um dos mais viçosos eventos sociais da América Portuguesa. A primeira remontagem aconteceu em 1993, a segunda em 2006 e agora em 2011, para comemorar os 300 anos da fundação de Vila Rica, trazendo de volta uma época, costumes, fé e cultura.
Nesta reedição, o objetivo é não só relembrar as glórias e fatos passados, mas valorizar as maiores riquezas de Ouro Preto hoje: sua gente, sua história, cultura, tradições, seu futuro e cidadania.

Hora de início

16 hs

Galeria de fotos deste evento:

Matriz do Pilar, palco do Triunfo Eucarístico / interata.squarespace.com

A Cidade

Ouro Preto
Metropolitana de Belo Horizonte
Minas Gerais
Ouro Preto está situada a 96 km de Belo Horizonte, pela BR 356.
Uma das mais belas cidades históricas do Brasil, repleta de museus e igrejas, Ouro Preto reserva ao visitante um passeio, não só pelas ruas e ladeiras, como pela história do Brasil Colônia, onde cada construção guarda traços de sua vivência. As igrejas centenárias são repletas de obras de Aleijadinho: a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, entre outras. E os museus: da Inconfidência, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, entre outros. Além do turismo cultural e histórico, existem passeios ecológicos a cachoeiras e parques como o Pico do Itacolomi, o Horto dos Contos, Cachoeira das Andorinhas, o Morro da queimada, e outros.
Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Partimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Tropical de altitude
69.495 hab.
1.179 m
8 de julho

Localização

 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página