Informações do Evento

 

Categoria: Folclore

Onde: Santarém, PA

Quando: 13/09/2012 - 17/09/2012

Foto: Rozinaldo Garcia - garciafoto.blogspot.com.br

Sobre o Evento

O Sairé é uma manifestação folclórica que atrai milhares de turistas e habitantes da região. Durante três dias, as pessoas cantam, dançam e participam dos rituais religiosos e profanos, que acontecem há mais de 300 anos, oriundos da miscigenação cultural entre índios e portugueses.
Divide-se em duas partes: a religiosa que se inicia com a ida de grupos de homens e mulheres à mata, em procissão fluvial, para retirar e trazer até a praça do Sairé os mastros (troncos de árvore) que são enfeitados com flores, frutos e alimentos, e erguidos na praça, até o final da festa; e a profana que acontece na sexta-feira e no sábado, à noite, quando ocorre a competição entre as agremiações dos dois botos (Rosa e Tucuxi, inspirados em Caprichoso e Garantido de Parintins), com danças e alegorias que mostram toda a riqueza cultural da região.
A festa do Sairé tem ainda procissões, ladainhas, torneios esportivos e um festival folclórico, com danças como camelu, desfeiteira, lundu, valsa da ponta do lenço, marambiré, quadrilha, cruzador tupi, macucauá, e muitas outras. No último dia acontece a "varrição da festa", seguida da derrubada dos mastros, do "marabaixo", do "quebra-macaxeira" e da "cecuiara", e um almoço de confraternização no final da festa com pratos típicos.
A origem da festa está nos rituais de boas-vindas que os índios boraris, antigos habitantes das terras do médio e baixo Amazonas, organizavam para os portugueses no período da colonização. Os índios, imitando o escudo que representava a cruz de Jesus usado pelos portugueses, inventaram o sairé, como foi chamado o símbolo que é carregado nas procissões, mas que, por influência dos padres jesuítas, representa a Santíssima Trindade. O escudo dos índios era feito de cipó recoberto de algodão e outros adornos, enfeitado de tiras de várias cores e rosetas de pano colorido.
 
 
Edição 2011
Edição 2010
 
O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento.Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e Curiosidades! A gente compartilha, você curte! Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!

Local

Ilha de Alter-do-Chão

Programação do Evento

 

 

Galeria de fotos deste evento:

Boto Tucuxi vence o festival em 2011 / Foto: valdirmatiasjr.org
analisedeconjuntura.blogspot.com.br
Foto: agenciapara.com.br

A Cidade

Santarém
Baixo Amazonas
Pará
1.520 km da capital do estado, localiza-se na margem direita do rio Tapajós.
Cidade de turismo ecológico, com excursões na mata, praias, cachoeiras e lagos. Uma boa pedida é ir ao Balneário Alter-do-Chão e a Orla do Rio Tapajós. Outros lugares de referência são: o Museu João Fona, Museu do Índio, Museu de Arte Sacra, Museu Dica Frazão, Igreja Nossa senhora da Conceição, Solar do Barão de Santarém, Solar do Barão de São Nicolau, Praça do Pescador, Mirante do Tapajós.
Equatorial
276.665 hab.
51 m
22 de junho

Localização

Serviços

Anuncie Aqui
Este espaço é dedicado ao seu Negócio! Aqui você pode apresentar seus serviços e produtos, sua localização e contatos físicos e eletrônicos. Aproveite o Guia Cuca para enviar o seu recado!
Guia Cuca - Rio de Janeiro 21 25559415
 

Eventos Relacionados

 
 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página