Notícias

 

Festival de Curtas de Pernambuco abre inscrições para oficinas gratuitas - PE

18/11/2013

Foto: Divulgação/Fundarpe 2012 - www.g1.globo.com

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para oficinas gratuitas, que integram as atividades do 15º Festival de Curtas de Pernambuco -  Festcine. As aulas serão realizadas entres os dias 2 e 7 de novembro, na Fundação Joaquim Nabuco, área central do Recife.
São três oficinas: "Mídias Móveis", sob a coordenação de Marlom Meirelles; "Realizando em 1 minuto", com Alice Gouveia; e "Como Administrar um Filme", com Isabela Cribari. Os interessados devem mander e-mail, informando seu nome completo, e-mail e telefones para contato, além de uma carta e um currículo. As informações devem ser repassadas para cinemafundarpe@gmail.com.
A seleção será divulgada até o dia 29 de novembro. As dúvidas podem ser esclarecidas através do mesmo e-mail informado acima. Os alunos que participarem das aulas (frequência mínima de 75% horas/aula) receberão certificado de conclusão das oficinas.
O Festcine também promove o 1º Market.Mov -  Rodada de Negócios do Audiovisual, entre os dias 26 e 28 de novembro. As inscrições, exclusivas para empresas produtoras sediadas em Pernambuco, devem ser realizadas até segunda-feira (18) pelo site do evento. O Market.Mov visa ampliar a inserção da produção de audiovisual do estado, qualificando os agentes a usarem os instrumentos disponíveis no Brasil.
Confirmaram presença os representantes dos setores de aquisições, distribuição ou coprodução dos seguintes empresas: Fox, Elo Company, Box Brazil, Sato.Co/Netflix, Canal Brasil, Synapse/Curta e TV Brasil.

Confira mais sobre as oficina:
 

Oficina de Mídias Móveis
Ministrante: Marlom Meirelles, diretor da Eixo Audiovisual, realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.
Objetivo: a oficina mostra que é possível transformar ideias em obras audiovisuais sem a utilização de equipamentos profissionais, desmistificando o processo de realização. Permite que os alunos possam produzir com recursos próprios após o término das aulas, capacitando-os para a realização em formatos alternativos. Há uma abordagem sobre a democratização dos meios de produção, com ênfase nas novas mídias de filmagem.
Público-alvo: livre, a partir dos 15 anos. Os participantes não precisam possuir conhecimentos prévios no audiovisual.
Nº de vagas : 25 alunos
Carga Horária: 20 horas
Período: 2 a 7 de dezembro
Horário: 14h às 18h

Oficina Realizando em 1 minuto
Ministrante: Alice Gouveia, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica tendo concluído o curso na New York Film Academy, em 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano. Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.
Objetivo: a oficina visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizando projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da oficina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.
Público- alvo: população em geral a partir de 16 anos.
Nº de vagas: 20
Carga Horária: 30 horas
Período: 2 a 7 de dezembro
Horário: 9h às 18h

Oficina Como Administrar um Filme
Ministrante: Isabela Cribari, psicóloga, produtora cultural pós-graduada em Economia da Cultura (UFRGS) e Gestão Cultural (Faculdade Cândido Mendes), coordenadora de produção, produtora executiva e documentarista. Autora e organizadora de publicações como "Nordeste feito à mão" (2010, Editora Coqueiro) e "Economia da cultura" (2009, Editora Massangana). Atuou como gestora pública federal na Fundação Joaquim Nabuco (MEC, 2003 a 2011), onde foi Diretora de Cultura. Atuou como consultora do Instituto Dragão do Mar (2001 a 2003) onde ministrou vários cursos de produção para cinema e televisão nos cursos da Escola de Realização Audiovisual. Fundou a Set Produções Audiovisuais em 1998. Atualmente, coordena projeto cultural de cinema, cultura e saúde em instituição pública em Pernambuco, mantém o site www.cinemapernambucano.com.br e coordena curso de cinema à distância, onde também é professora de curso de produção cinematográfica.
Objetivo: a oficina visa instrumentalizar o produtor audiovisual das necessidades, cuidados e procedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administração financeira do filme.
Público-alvo: Produtores, estudantes e interessados em produção audiovisual.
N° de vagas: 30
Carga Horária: 10 horas
Período: 6 e 7 de dezembro
Horário: 6/12 - das 9h às 18h30; e 7/12 - das 10h às 13h

 

 

O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento.Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e Curiosidades! A gente compartilha, você curte! Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!

 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página